Entenda a Organização das Minhas Aulas


Eu atendo 13 turmas, de maternal II, pré I e pré II, pela parte da manhã. Ao todo somos em 3 recreadoras, uma trabalha com jogos pedagógicos, a outra com jogos corporais e eu com jogos e brincadeiras ao ar livre. Ainda tem a oficineira de artesanato e a de capoeira.

As minhas aulas são divididas em 4 momentos, o 1° é um alongamento lúdico, o 2° a brincadeira dirigida, o 3° brincadeira livre e o 4° um relaxamento.


Vou lhes mostrar como organizo o meu Planejamento:


PLANO DE AULA


Data: aqui coloco as datas que realizarei as atividades.


Habilidades:  nesse espaço coloco as habilidades que trabalharei nos alunos na execução das atividades, habilidades estas que estão localizadas no C.O.C e no Projeto Educacional da escola onde trabalho.

Materiais:  organizo a lista de materiais que serão utilizados nas atividades.

Desenvolvimento:  descrevo como vai ser a aula e quanto tempo (previsão).

1° momento, tempo/10 min
Alongamento Lúdico: Depois de levar as turmas pra o lado de fora das salas e antes das brincadeiras devemos sempre fazer um alongamento, para os alunos não sentirem nenhuma dor ou incomodo. E para crianças pequenas o alongamento deve ser lúdico, com movimentos que motivem sua participação.
Por isso criei os movimentos:
* Para acordar o corpinho vamos tentar pegar as moscas.
* Vamos cavar e enterrar as moscas.
* Cabeça de tartaruga (pra frente e pra trás), depois tartaruga doida (rodando a cabeça).
* Barriga de minhoca (rodando).
* Pegar o colega do lado (se equilibrar com um pé só).
* Sacudir os pés como o cachorrinho fazendo xixi.
* Tartaruga dorminhoca (encolher na perna).
* No final se sacudir como o cachorro que acabou de tomar banho.


2° momento, tempo/30 min
Brincadeira Dirigida: aqui descrevo como é a realização das atividades, cada semana é uma brincadeira diferente, seguindo às habilidades que quero desenvolver naquele momento.


3° momento, tempo/05 min
Brincadeira Livre: Como todo o nosso trabalho está voltado para o desenvolvimento e construção de autonomia da criança, reservei esse momento para que eles mesmos criem novas brincadeiras e movimentos com as materiais que oportunizei na brincadeira anterior.

 
4° momento, tempo/05 min
Relaxamento: Para as crianças voltarem para suas salas mais calmas, irei fazer um relaxamento ao final das aulas. Utilizarei a música Feche os olhos, faixa 19 do XSPB 2 da Xuxa, realizando cada movimento sentados no chão.



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