sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Bambolê no Cone

APARTIR DE AGORA VOU COLOCAR NO BLOG TODAS AS ATIVIDADES QUE EU FOR REALIZANDO COM OS MEUS ALUNOS...

Eu atendo 13 turmas, de maternal II, pré I e pré II, pela parte da manhã. Ao todo somos em 3 recreadoras, uma trabalha com jogos pedagógicos, a outra com jogos corporais e eu com jogos e brincadeiras ao ar livre.

As minhas aulas são divididas em 4 momentos, o 1° é um alongamento lúdico, o 2° a brincadeira dirigida, o 3° brincadeira livre e o 4° um relaxamento.

PLANO DE AULA

Data: 21 a 25 de fevereiro de 2011

Habilidades:
- Participar de situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
- Deslocar-se no espaço por meio da possibilidade constante de arrastar-se, engatinhar, rolar, andar, correr, saltar etc.
- Perceber estruturas rítmicas pra expressar-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de outros movimentos.


Desenvolvimento:
1° momento, tempo/10 min
Alongamento Lúdico: Depois de levar as turmas pra o lado de fora das salas e antes das brincadeiras devemos sempre fazer um alongamento, para os alunos não sentirem nenhuma dor ou incomodo. E para crianças pequenas o alongamento deve ser lúdico, com movimentos que motivem sua participação.
Por isso criei os movimentos:
* Para acordar o corpinho vamos tentar pegar as moscas.
* Vamos cavar e enterrar as moscas.
* Cabeça de tartaruga (pra frente e pra trás), depois tartaruga doida (rodando a cabeça).
* Barriga de minhoca (rodando).
* Pegar o colega do lado (se equilibrar com um pé só).
* Sacudir os pés como o cachorrinho fazendo xixi.
* Tartaruga dorminhoca (encolher na perna).
* No final se sacudir como o cachorro que acabou de tomar banho.

2° momento, tempo/30 min
Bambolês no cone: Primeiro as crianças vão pulando dentro dos bambolês até chegar ao cone.


* Depois pegarão os 5 bambolês e jogarão para acertar o cone, ganha aquele que acertar o maior número de bambolês (durante a brincadeira contaremos os números de acertos).


3° momento, tempo/05 min
Brincadeira Livre: Como todo o nosso trabalho está voltado para o desenvolvimento e construção de autonomia da criança, reservei esse momento para que eles mesmos criem novas brincadeiras e movimentos com as materiais que oportunizei na brincadeira anterior.



4° momento, tempo/05 min
Relaxamento: Para as crianças voltarem para suas salas mais calmas, irei fazer um relaxamento ao final das aulas. Utilizarei a música Feche os olhos, faixa 19 do XSPB 2 da Xuxa, realizando cada movimento sentados no chão.




Letra da música: "Feche os olhos"

Feche os olhos
Abra os olhos
Rode a cabeça,
E vá rodando,
Vá rodando devagar

Abra a boca
Feche a boca
Mexa o nariz
E vá mexendo,
Vá mexendo devagar

Levantando os és
Abaixando os pés
Esticando o corpo
Estique até onde puder

Mexa as mãos
Mexa as pernas
Mexa os dedos
E vá rodando,
Vá rodando devagar
Toque os ouvidos
Coçe as costas
Tocando a barriga
E vá tocando,
Vá tocando de vagar

Levantando os pés
Abaixando os pés Esticando o corpo
Estique até onde puder

Vá deitando
Devagar
Feche os olhos
E não se mexa, não se mexa até sonhar... Shhh



LOGO DEPOIS DA MÚSICA TODOS VÃO PARA A SUA SALA.

6 comentários:

  1. adorei seu plano de aula é bastante criativo e divertido.
    se tornou uma inspiração para preparar minha aula
    obrigada.

    ResponderExcluir
  2. GOSTEI MUITO DOS MOVIMENTOS DE ALONGAMENTO, PARABÉNS!!!!! VOU FAZER COM MEUS ALUNOS, OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  3. Amei o plano de aula, muito criativo. Parabéns

    ResponderExcluir
  4. Vou adaptar essa aula para minhas pequeninas do balé! Muito bom!

    ResponderExcluir
  5. Gostei do que eu vi aqui. Tou fazendo Lince. Edução Fisica e precisei fazer um Plano de Aula, você me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  6. Estou fazendo faculdade de pedagogia, estou labórando uma atividade para apresentar na sala de aula . A dorei as dicas paras crianças participa

    ResponderExcluir